Foto: Reprodução/
No Barradão, em Salvador, o Vitória derrotou o Fortaleza por 2 a 0, neste domingo (1), pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, e garantiu a sonhada permanência na elite do futebol nacional em 2025. Os gols foram marcados pelo atacante Alerrandro. Com o resultado, o Leão da Barra chegou aos 45 pontos, subiu degraus e ocupa a décima posição. O Leão do Pici, por sua vez, estacionou na quinta posição, com 65 pontos.O duelo foi decisivo para as aspirações dos dois times no Campeonato Brasileiro.
Agora, o Vitória volta a campo na quarta-feira (4), às 21h (de Brasília), contra o Grêmio, no Barradão. No mesmo dia, o Fortaleza visitará o Atlético-GO, no Antônio Accioly, às 21h30 (de Brasília).
O time baiano não tomou conhecimento do rival, um dos melhores times do torneio. Como tem sido a tônica da equipe treinada por Thiago Carpini, o Vitória esbanjou atitude e força para vencer mais um jogo junto de sua torcida.
Apesar de ter uma posse bola muito menor em relação ao rival, o Vitória foi mais efetivo e criou mais oportunidades de gol, o que se refletiu no placar.
Mais uma vez, o atacante revelado pelo Atlético-MG brilhou pelo Leão. Alerrandro marcou dois gols, chegou aos 13 no campeonato e empatou com Yuri Alberto, do Corinthians, na artilharia.
O primeiro tento da noite saiu aos nove minutos. Bem posicionado na grande área, o centroavante aproveitou passe de Gustavo Mosquito e mandou para as redes. Depois, aos 37, a defesa do Fortaleza cometeu falha bizarra na saída de bola, e Alerrandro não perdoou.
Depois de uma arrancada impressionante no segundo turno, o Rubro-Negro se garantiu na Primeira Divisão em 2025.
O Nego esteve na zona de rebaixamento por 17 rodadas ao longo da competição, mas respirou a partir da chegada de Thiago Carpini e se livrou na queda.
O resultado sepultou as possibilidades matemáticas do time cearense ser campeão brasileiro. As chances eram poucas, mas o Tricolor ainda sonhava. Agora, a equipe só pode chegar a 71 pontos. O líder Botafogo tem 73.
Completamente lotado, o Barradão pulsou do início ao fim.
Depois do apito final, os torcedores do Vitória fizeram uma grande festa e celebraram a permanência.